Senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) e os dirigentes sindicais
O Diretor Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Distrito Federal (Sindojus-DF), Edinaldo Gomes da Silva (Dino), juntamente com o Diretor do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), Joselito Bandeira Vicente, estiveram nesta terça-feira (28/03) no Senado Federal visitando senadores para pedir apoio para a aprovação do Projeto de Lei da Câmara – PLC 030/2007 que prevê o porte de arma para a categoria dos oficiais de Justiça.

O PLC 030/2007 que estava na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) foi enviado ao plenário do Senado para votação de requerimento de tramitação conjunta apresentado pelo Senador Ataíde Oliveira (PSDB/TO) e caso seja aprovado, o PLC 030/2007 será apensado ao PLC 152/2015 que trata de porte de arma para os agentes de trânsito.

Os diretores sindicais foram recebidos pelo Senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) que é o primeiro vice-presidente do Senado Federal que se comprometeu a dar a dar o apoio necessário para a rápida tramitação e aprovação do PLC 030/2007, sendo muito atencioso e demonstrando conhecimento da situação de insegurança vivenciada pela categoria dos oficiais de Justiça em razão de suas atribuições.

Os diretores do Sindojus-DF e do Sindojus-PB também pediram apoio ao Senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade/AP), que ouviu os argumentos dos representantes sindicais, recebeu material impresso, mas não declarou sua posição quanto ao PLC 030/2007, afirmando que iria estudar o material recebido e o projeto de lei.

Outros sete gabinetes de senadores também foram visitados, mas os dirigentes sindicais foram recebidos por chefes de gabinetes e assessores. Os oficiais de Justiça entregaram material impresso e as assessorias se comprometeram a transmitir o pedido de apoio aos respectivos senadores para aprovação do porte de arma para a categoria.

Nesta quarta-feira (29/03) o trabalho em prol da aprovação do porte de arma continuará no Senado Federal e além dos dirigentes Joselito e Dino outros membros do oficialato de Justiça farão parte da equipe de trabalho. Várias entidades (sindicatos e associações de oficiais de Justiça) compõem uma frente nacional que atua para a melhoria das condições de trabalho da categoria, atuando no Congresso Nacional, CNJ, entre outros.

As ações desenvolvidas pelo Sindojus-DF e Sindojus-PB junto ao Senado Federal faz parte de um conjunto de atividades em comemoração Dia Nacional do Oficial de Justiça (25 de março) e prosseguirá no decorrer desta semana.

Foto: Jaciara Aires

Fonte: Sindojus-DF