Representantes dos Oficiais de Justiça se reuniram, na tarde desta quinta-feira (22), com a Administração do TJDFT para tratar da greve iniciada no dia 1º de março. Segundo o presidente Gerardo Lima, participaram do encontro representantes da atual e da futura Presidência e da atual e da nova Corregedoria do Tribunal para tratar da pauta de reivindicações dos Oficiais de Justiça.

“Diante das alegações peremptórias da falta de orçamento neste momento e após horas de reunião e concessões recíprocas, chegamos a uma proposta, ainda a ser confirmada pelos Presidentes atual e futuro e Corregedores atual e futuro até amanhã, ao meio-dia, para ser submetida à assembleia desta sexta-feira”, afirma Gerardo.

Dentre os itens sugeridos está a implantação, em um prazo de 60 dias, da limitação de mandados distribuídos aos Oficiais, com base em análise a ser elaborada por uma Comissão, a partir do estudo da Elogroup (caso não seja concluído o estudo, será aplicado o estudo da Elogroup até a conclusão) durante um projeto-piloto com duração de seis meses.

Caso a assembleia desta sexta-feira delibere pelo encerramento da paralisação, o Tribunal pagará o valor descontado dos Oficiais de Justiça grevistas no prazo de 48 horas a contar do retorno ao trabalho.

Outra proposta é a de sobrestamento dos processos administrativos abertos em virtude da diligência única e da greve pelo prazo de cumprimento do acordo e, ao término, serão arquivados.

Quanto ao serviço parado durante os dias da greve, os Oficiais de Justiça terão 60 dias para a atualização do trabalho, incluindo no prazo, tanto para os mandados retidos e vinculados, quanto para os novos mandados. “Ou seja, não haverá cobrança de excesso de prazo em função da greve nos próximos 60 dias”, explica o presidente do Sindojus.

Também haverá a suspensão da ação judicial referente à greve e ao pedido de aplicação de multa para o sindicato.

A Comissão responsável pelo estudo da limitação dos mandados terá 60 dias para encerrar os trabalhos. O prazo para a implementação das medidas de otimização será de seis meses.

Na avaliação do presidente Gerardo, a proposta construída junto aos representantes do TJDFT “não contempla tudo o que gostaríamos, mas foi o possível para avançar nesse momento. Consideramos uma grande vitória a conquista da limitação de mandados para humanizar o trabalho dos Oficiais de Justiça, bem como o pagamento imediato da integralidade dos salários”.

Vale ressaltar que as propostas ainda precisarão ser confirmadas pelos atual e futuro presidente do Tribunal de Justiça. “Amanhã, após a confirmação dos termos da proposta que chegará até o meio-dia, levaremos para a assembleia deliberar. Seguiremos sempre defendendo aquilo que os Oficiais de Justiça decidirem”, reforça o presidente do Sindojus.

Além dos representantes da Administração e do presidente do Sindojus-DF, participaram da reunião os Oficiais de Justiça Dani Pontual, Fred Ferraz, Ivan de Jesus e Diógenes Coimbra; e os advogados do sindicato, Russielton e Bryan. O presidente da Assejus, Pita Júnior, também acompanhou o encontro desta quinta-feira.

CLIQUE AQUI para ver a convocação para a Assembleia desta sexta-feira