O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização contra o câncer de mama. Com 10 anos de existência, o Outubro Rosa volta para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate a este tipo de câncer, com ações simultâneas no país, incluindo a iluminação de prédios públicos com a tonalidade que marca a campanha.

Com a frase #CompartilheSuaLuta, a campanha de 2018 tem como objetivo mostrar que pacientes e familiares podem encontrar suporte e informações em organizações não governamentais (ONGs) e junto a outras pessoas que, por terem enfrentado a mesma luta, entendem bem dessa realidade. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano.

A partir desta segunda-feira (1º), o aplicativo MAMAtch, que faz parte da campanha, estará disponível para ser baixado. O nome, uma referência aos apps de relacionamento, é, contudo, voltado ao universo do câncer de mama. Ao criar o perfil, é possível selecionar a categoria do usuário (paciente, familiar, profissional de saúde, ONG, entre outros). Na navegação, também pode-se tirar dúvidas com um atendente virtual da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), encontrar a instituição de apoio mais próxima e receber notificações referentes a novidades, direitos e formas de se engajar com a causa.

No DF, a campanha foi oficialmente aberta pela Acreditar Oncologia D'Or. Nesta terça-feira (02), o Cettro e Vitta realizam o talk show "Pink Power". O evento acontece às 19 horas, no teatro do Brasília Shopping. No palco estarão oncologistas que irão abordar temas como a detecção precoce do câncer de mama e os avanços da medicina personalizada. O evento é gratuito.

Outras atividades estão agendadas para todo o mês de outubro.

O Sindojus integra a campanha Outubro Rosa e chama a atenção das colegas Oficialas de Justiça para a importância da prevenção e diagnóstico precoce. O exame periódico é o ato mais seguro no combate à doença.