Entidades representativas de Oficiais de Justiça divulgaram, ao longo dos últimos dias, manifestações de repúdio referentes a declarações feitas por sindicatos de servidores federais de Sergipe e Espírito Santo quanto à criação da Frente Parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça.

Nesta terça-feira (07), a Fenassojaf divulgou Nota onde explica que, "ao contrário do que afirmam ambas as entidades, a atuação parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça não significa prejuízo aos demais trabalhadores do Judiciário, pois, se assim fosse, ao atuar em defesa dos servidores do Judiciário Federal/MPU, haveria também a acusação de se prejudicar as lutas dos servidores federais ou mesmo do conjunto dos trabalhadores".

Para a Fenassojaf, manifestações como a dos sindicatos de Sergipe e do Espírito Santo, ao invés de estimular a unidade nestes tempos de ataques aos direitos dos servidores públicos, acirram a cizânia e tentam provocar a divisão da categoria.

Em Nota de Repúdio encaminhada para a Fenajufe, o presidente Neemias Ramos Freire afirma que “os Oficiais de Justiça sempre cerraram fileiras junto a todos os trabalhadores do Judiciário Federal, participando de mobilizações e de paralisações e atuando na construção e na direção da Fenajufe desde a sua fundação, bem como nas direções dos nossos sindicatos”.

A manifestação da Fenassojaf também será remetida por e-mail para a diretoria da Fenajufe.

Associações e Oficiais de Justiça também repudiam as publicações: A Assojaf/GO publicou, em 26 de dezembro, Nota Pública que esclarece e repudia as acusações do Sindjuf/SE e Sinpojufes. Na manifestação, o presidente Paulo Alves de Carvalho Júnior reafirma a necessidade de união da categoria como um todo para a luta por melhores condições de trabalho e valorização do Oficial de Justiça. “... a criação da Frente Parlamentar é uma estratégia legítima para este fim num estado democrático de Direito”, diz.

Outras manifestações como a da ex-presidente da Assojaf/RS Rosane Felhauer e do diretor da Assojaf/SP Marcos Trombeta também rebatem as acusações das entidades sindicais e esclarecem a atuação das representações do oficialato brasileiro.

O Sindojus-DF também defende a criação e manutenção da Frente Parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça e lembra que a sugestão da implantação ocorreu através do presidente Gerardo Lima, durante audiência pública ocorrida na Câmara dos Deputados. "É importante que tenhamos essa força junto ao Congresso Nacional para levarmos em frente todas as pautas dos Oficiais de Justiça no Brasil", finaliza.