O presidente do Sindojus-DF Gerardo Lima participou, na tarde desta terça-feira (19), da transmissão ao vivo promovida pela Fesojus e Afojebra com representantes do oficialato da região Centro-Oeste do Brasil.
Com o tema “Pandemia – problemas, perspectivas e novos tempos”, o objetivo foi debater o trabalho e a atuação das entidades em favor dos Oficiais de Justiça durante a crise do novo coronavírus.

Durante a fala, Gerardo explicou a atuação do Sindojus-DF para garantir a segurança à saúde e à vida dos Oficiais de Justiça, a partir da implementação de medidas como a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o cumprimento dos mandados urgentes. “Nós procuramos dar a maior efetividade na segurança da atividade para todos os colegas”, afirmou.

O presidente chamou a atenção para o grave problema que ocorre no Complexo Penitenciário da Papuda, que registrou mais de 700 detentos infectados e uma morte pela Covid-19 e informou que o sindicato ingressou com requerimento junto ao tribunal para que os mandados sejam cumpridos por videoconferência na penitenciária.

“Nós inclusive nos manifestamos no sentido de ajudar com o fornecimento de computadores e demais equipamentos necessários para que haja o cumprimento dos mandados eletronicamente”, disse.

“Hoje, os Oficiais de Justiça têm que entrar praticamente na cela para cumprir a determinação judicial... O grau de risco para os Oficiais de Justiça nos presídios está enorme e nós já entramos com uma ação judicial e alguns PAs (Processos Administrativos) a respeito disso”, completou.

Ainda de acordo com Gerardo Lima, algumas medidas solicitadas pelo Sindojus foram implementadas pelos tribunais do Distrito Federal, contudo “muito longe do ideal. A gente continua pleiteando diversas medidas para que não haja uma exposição e para que os tribunais possam manter as medidas já implementadas e resguardar ainda mais, pois o pico da doença ainda nem chegou no Brasil”.

Assista, abaixo, a íntegra da live com a participação do presidente do Sindojus-DF: