A criação da Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça foi destacada pelo presidente da Fesojus, João Batista Fernandes, durante a cerimônia de abertura do 13º CONOJAF.

Na oportunidade, o dirigente da Federação Nacional chamou a categoria à necessidade de um posicionamento na defesa da saúde e segurança do Oficial de Justiça, diante do aumento da contaminação pelo coronavírus no Brasil.

A abertura do Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça contou, ainda, com as presenças de dirigentes nacionais e de entidades representativas da Argentina e Portugal.

O deputado federal Ricardo Silva (PSB/SP) destacou o desafio do reconhecimento da importância do cargo de Oficial de Justiça no Judiciário. “Se nós não nos reunirmos em Congressos importantes como esse, não estaremos preparados”.

O parlamentar reforçou ser Oficial de Justiça do TJSP e estar deputado federal, em uma dedicação por melhores condições para o oficialato e o serviço público em geral. Lembrou que os tribunais estão com defasagem de cargos, o que leva a um prejuízo para a Justiça e o jurisdicionado. “Nós exercemos uma função típica do Poder Estatal. Isso exige complexidade de ações, conhecimento técnico e específico. Quando nós dizemos que o Oficial de Justiça precisa ser incluído como carreira tópica na PEC 32, nós estamos dizendo a verdade, na proteção do jurisdicionado”, disse.

Ao final da participação, Ricardo Silva se colocou à disposição para que o trabalho conjunto na defesa do serviço público no Congresso. “Com muito orgulho, sou Oficial de Justiça. Nós temos que nos unir para garantir atribuições que estejam a nossa altura. Atribuições de inteligência. Esse é o nosso futuro, o futuro de uma carreira típica de Estado”, finalizou.

O Sindojus acompanha a realização do 13º CONOJAF virtual, marcado para acontecer até a sexta-feira (03).