A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) o Projeto de Lei 3662/21, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, que transforma cargos vagos de auxiliar e de técnico judiciário em cargos de analista judiciário. A matéria será enviada ao Senado.

De acordo com o substitutivo aprovado, de autoria da deputada Celina Leão (PP/DF), serão usados quatro cargos de auxiliar judiciário e 192 cargos de técnico judiciário para a criação de 118 cargos da carreira de analista judiciário, todos do quadro permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

A relatora acatou emendas e incluiu mudanças como a previsão explícita no projeto de que os cargos de analista e de técnico são essenciais à atividade jurisdicional. Caberá ao tribunal normatizar as regras para a aplicação da lei.

A partir da aprovação, a UniOficiais/Sindojus-DF irá buscar, junto ao TJDFT, a transformação de alguns cargos de Analista em Oficial de Justiça para fazer com que ocorram mais nomeações para a função.

Fonte/ Foto: Agência Câmara de Notícias