O presidente da UniOficiais/Sindojus-DF Gerardo Alves participou, nesta terça-feira (22), de um evento organizado pelo Sindioficiais-ES em comemoração antecipada ao Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Cerca de 70 Oficiais de Justiça estiveram no encontro que contou, ainda, com a presença da Diretoria do Sindicato e do presidente da Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil – FESOJUS - João Batista Fernandes.

Na abertura do encontro, o presidente do Sindioficiais-ES, Paulo Sérgio Torres Meinicke, destacou a presença em massa dos Oficiais no evento e parabenizou a todos pelo dia. “Veio a pandemia da Covid-19 e nunca paramos de trabalhar. Não tivemos o reconhecimento merecido, mesmo assim não paramos porque somos guerreiros!”, destacou.

O presidente da Federação João Batista Fernandes enfatizou a Defesa do Oficial de Justiça em âmbito nacional e apresentou um panorama das principais lutas e vitórias da categoria, tais como: porte de arma, reconhecimento da atividade de risco, criação da Frente Parlamentar do Oficiais de Justiça - FPO, reconhecimento do Oficialato como carreira típica de Estado, entre outras.

Gerardo Alves Lima Filho fez uma análise sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o perfil dos Oficiais de Justiça e a distribuição e gerenciamento de mandados através da Central Eletrônica de Mandados – CEMAN.

O presidente do Sindojus-DF destacou a importância da adequação tecnológica no exercício do oficialato. “Precisamos nos adequar às modernidades; estar estarmos inseridos dentro dessa evolução tecnológica que é inexorável. Nós temos duas opções nesse processo: ou nos tornamos protagonistas ou vítimas”.

De acordo com ele, a gestão eletrônica dos mandados é uma realidade. “Hoje, é possível fazer de forma melhor, via sistema, nos poupando tempo e melhorando a nossa organização”.

Para encerrar o ciclo de palestras, os Oficiais presentes receberam um treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações – SEI. O sistema permite acompanhamento integral de processos, visualização de documentos do processo, assinatura de documentos e, em alguns casos, abrir novo processo ou inserir documentos em processo existente.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações do Sindioficiais