O presidente da UniOficiais/Sindojus-DF Gerardo Alves Lima acompanhou, na tarde desta segunda-feira (09), sessão temática do Senado Federal que debateu o Projeto de Lei nº 6204/2019, que dispõe sobre a desjudicialização da execução civil.

O requerimento da sessão foi apresentado pelo senador Marcos Rogério (PL/RO), relator do projeto.  Na abertura, o parlamentar afirmou que o país precisa repensar o modelo de execuções civis para dar mais eficiência e agilidade aos processos. "Não temos dúvidas de que a desjudicialização da execução é um caminho importantíssimo para aliviar a sobrecarga dos processos no Judiciário. Para o cidadão, o ganho é inegável. Os procedimentos extrajudiciais de execução tenderão a ser muito mais céleres do que as execuções judiciais, o que é incrivelmente melhor para os cidadãos”.

Durante as falas, dirigentes das entidades de Oficiais de Justiça chamaram a atenção para a privatização do cargo imposta através da proposta e reafirmaram as competências dos Oficiais de Justiça para a função.

O vice-presidente da Fesojus-BR Eleandro Alves Almeida reafirmou que, atualmente, 35 mil Oficiais de Justiça atuam como Agentes de Inteligência e Execução do Poder Judiciário e “cabe a eles o papel que se propõe nesse PL”. O representante dos Oficiais estaduais defendeu o debate em prol da celeridade da execução em favor do cidadão. “Temos a capacidade técnica e jurídica para conseguir trazer os resultados objetivos do projeto”, finalizou.

A representante da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Dra. Marília Sampaio, apresentou preocupações quanto à adequação no ordenamento jurídico, uma vez que, o processo, ainda que desjudicializado, continuará sob o crivo do Judiciário. “Em que medida esse sistema híbrido e de constante atuação conjunta entre magistrados e tabeliães, não será prejudicial ao objetivo da celeridade do processo?”, questionou.

Para a dirigente da AMB, a realidade da morosidade da execução não deve ser alterada, seja na execução judicial ou extrajudicial. “Os cartórios não possuem a mesma estrutura que o Poder Judiciário, que tem os Oficiais de Justiça para a função que se pretende. Atualmente, o Judiciário possui acesso a sistemas informatizados, a exemplo do BacenJud”.

Integrante da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudia Quintino afirmou que a desjudicialização é um passo de importante mudança no sistema e precisa ser debatido com profundidade.

Durante a participação, a advogada disse ver como boa influência a questão portuguesa para a execução no Brasil e que toda iniciativa focada na celeridade é bem-vinda.

A sessão temática desta segunda-feira também teve a presença do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) Claudio Marçal Freire e do jurista Joel Dias Figueira Júnior, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e especialista em direito processual civil, que defenderam a aprovação e implementação do projeto de lei.

Após as manifestações dos convidados, o relator do PL 6204 informou que apresentou substitutivo à matéria que, segundo ele, traz mais segurança jurídica para a questão com garantias constitucionais que não podem ser afastadas pelas vias ordinárias do processo administrativo.

Marcos Rogério explicou que, na manhã desta segunda, se reuniu com representantes do oficialato, entre eles, o Sindojus/DF (foto), onde foram apresentadas as preocupações do segmento. O senador esclareceu que a ideia é fazer com que o jurisdicionado tenha a liberdade de escolha quanto ao caminho que será percorrido na execução.

Além do presidente Gerardo Lima, dirigentes da Fesojus-BR, Fenassojaf, Fenajufe e das Assojafs RO/AC e DF/TO também estiveram com o senador para a conversa.

O relator finalizou dizendo que está aberto para a apresentação de ideias e melhorias e que, até a próxima sexta-feira irá consolidar o parecer para apresentação e pauta ao plenário.

“Desde a apresentação da proposta, a UniOficiais/Sindojus-DF atuou, em conjunto com a Fesojus-BR e outras entidades, em defesa dos Oficiais de Justiça como Agentes da Execução no Brasil. Seguimos ativos pela valorização e reconhecimento dos Oficiais”, finaliza Gerardo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top