A servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Francielle Stephanie de Morais lança oficialmente neste mês de março o livro O avesso do Direito: feminismos, literatura e outros emaranhados, do qual é coautora. A obra, da Editora Lumen Juris, traz artigos de temática sobre o mundo jurídico e os direitos humanos, cujas análises são feitas por mulheres a partir da leitura de renomadas obras literárias. O lançamento ocorrerá em dois momentos: no dia 9/3, no UniCeub, da Asa Norte, e em 10/3, na Livraria da Travessa, no Casa Park. 

A servidora conta que seu artigo, intitulado "Violência doméstica e familiar contra a mulher: uma análise a partir da leitura de Hibisco Roxo, Chimamanda Ngozi Adichie, utiliza a obra literária em questão (Hibisco Roxo) como parâmetro de análise da violência de gênero que infla os Juizados de Violência Doméstica e Familiar no Distrito Federal. “Assim, tendo em vista que a partir da leitura do romance de Adichie se verifica um ambiente doméstico hostil e violento, o artigo busca expor semelhanças entre a referida obra literária e o que observa nos processos que tramitam perante os Juizados Especializados de Violência Doméstica no DF, bem como reflexões sobre os sistemas simbólicos que orientam a estruturação e a perpetuação de uma sociedade eminentemente patriarcal em que a mulher é constantemente subjulgada”, afirma Francielle. 

Na obra, há, ainda, outros artigos que abordam questões jurídicas e sociais a partir da vida de mulheres notáveis, como Elza Soares, de modo que se lê textos com ricos diálogos entre o direito, direitos humanos e literatura. 

O livro pode ser obtido por meio do site da editora.

Fonte: TJDFT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top