WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.34.31.jpeg

Em sessão presencial realizada nesta terça-feira, 20/2, o Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) elegeu, por unanimidade, o Desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior para ocupar a Presidência do Judiciário do DF durante a próxima gestão. A nova Administração será composta ainda pelo Desembargador Roberval Casemiro Belinati, como 1° Vice-Presidente; o Desembargador Ângelo Canducci Passareli, ocupando a 2° Vice-Presidente do órgão; e o Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, no cargo de Corregedor da Justiça.

WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.34.35.jpeg

Na mesma sessão, ainda foram eleitos os Desembargadores Jair Oliveira Soares e Sérgio Xavier de Souza Rocha para integrarem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). Em seguida, o Pleno do TJDFT também escolheu os suplentes daquela Casa. Foram eleitos os Desembargadores Alfeu Gonzaga e Fernando Habibe.

Ao término da sessão, o Presidente do TJDFT, Desembargador José Cruz Macedo, parabenizou os colegas eleitos e desejou muitas felicidades a todos.

WhatsApp Image 2024-02-20 at 20.29.08.jpeg

Por sua vez, o Presidente eleito, Desembargador Waldir Leôncio Júnior agradeceu aos demais Desembargadores e Desembargadoras a confiança nele depositada e declarou estar muito honrado. Disse que pretende, passada a eleição, arregaçar as mangas e trabalhar, ouvir os colegas, os assessores, conhecer todos os setores técnicos e se preparar da melhor forma possível para este grande desafio. “Sabemos que não podemos tudo apesar de podermos muito”, disse.

Para finalizar, o Desembargador eleito proferiu palavras de gratidão e reconhecimento a atual gestão, que, para ele, foi primorosa em todos os setores; “geriu com habilidade as pessoas e os recursos. Marcou época. Combateu o bom combate, terminou a corrida e guardou a fé em Deus e na Justiça”, ressaltou.

Confira a íntegra do discurso do Desembargador eleito Waldir Leôncio.

Conforme o artigo 41 do Regimento Interno do TJDFT, a posse da nova Administração se dará no primeiro dia útil seguinte a 21 de abril.  

Gestão 2024-2026: os eleitos

Waldir Leôncio

DESEMBARGADORES-waldir-leoncio.jpg

Natural de Fortaleza (CE), Waldir Leôncio ingressou na magistratura do DF, em 1984, e assumiu o cargo de Desembargador em 2003. Antes de ser magistrado, foi Defensor Público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (1981-1984). Atuou como 2º Vice-Presidente do TJDFT, no biênio 2014-2016, e Vice-Presidente e Corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no biênio 2018-2020. Formou-se em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), com especialização em Direito Público Interno e Direito Privado, pela AEUDF e Universidade Católica de Brasília, respectivamente, bem como mestrado em Direito, na área de Direito Público, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, integra a 3ª Turma Criminal, a Câmara Criminal e o Conselho Especial do TJDFT.

Roberval Casemiro Belinati 

DESEMBARGADORES-bellinati.jpg

Nascido em Cornélio Procópio (PR), Roberval Casemiro Belinati ingressou na magistratura, em 1989, como Juiz de Direito Substituto em Campo Grande (MS). No mesmo ano, foi empossado como Juiz de Direito Substituto do TJDFT e, em 2008, assumiu o cargo de Desembargador do Corte local. Antes da magistratura, atuou como repórter e redator de notícias em rádios e jornais impressos na cidade de Londrina. Foi também Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília e Vereador na Câmara Municipal de Londrina e exerceu a advocacia. Formou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), com especialização em Direito Privado pela Universidade Católica de Brasília e mestrado em Direito Processual Civil pela Fundação Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é Presidente do TRE-DF, biênio 2022-2024, e integra a 2ª Turma Criminal, a Câmara Criminal e o Conselho Especial do TJDFT.

Ângelo Canducci Passareli

DESEMBARGADORES-angelo-passareli.jpg

O paulista Ângelo Canducci Passareli, natural do Distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado (SP), é formado pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia (GO). Antes de ingressar na magistratura do DF, em 1989, exerceu os cargos de Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais (1983-1985) e Procurador do Estado de São Paulo (1985-1989).

Ingressou na magistratura do DF em 1989 e tomou posse como Desembargador do TJDFT, em 2006. Também foi Juiz Titular do TRE-DF e Ouvidor-Geral da Corte Eleitoral. Atualmente, é 1º Vice-Presidente do TJDFT.

Mario-Zam Belmiro Rosa

DESEMBARGADORES-mario-zam.jpg

Natural de Douradoquara (MG), Mario-Zam Belmiro Rosa foi nomeado como Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal, em 1988, e promovido a Desembargador do TJDFT em 2004. No ano de 1980, foi nomeado Auxiliar Judiciário do TJDFT, onde permaneceu até 1984, quando passou a ocupar o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios até 1988. Foi eleito para Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF, no biênio 2022-2024, onde atuou também como membro suplente, no biênio 2018-2020. Bacharel em Direito pela AEUDF, atualmente, o magistrado integra a 4ª Turma Cível, a 2ª Câmara Cível e o Conselho Especial do TJDFT.



SINDOJUS-DF/UNIOFICIAIS

Fonte: TJDFT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top